4 found
Order:
  1.  17
    Editorial v25, n.37.Cesar Candiotto, Adriano Correia, Bortolo Valle & Antônio José Romera Valverde - 2013 - Revista de Filosofia Aurora 25 (37):9.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  9
    Apontamentos à fortuna crítica de Il Principe, de Machiavelli: de Gentillet a Gramsci e a recepção brasileira.Antonio José Romera Valverde - 2020 - Pensando - Revista de Filosofia 10 (21):26.
    O ensaio roteiriza e analisa a fortuna crítica de Il Principe, de Machiavelli, inscrito sob a tradição humanística do gênero specula principum, - fortuna, antecipadamente, circunscrita por quinze livros do gênero, escritos entre 1402 e 1505, em Itália -. Na sequência, agencia apontamentos acerca da fortuna crítica do livrinho maquiaveliano de Gentillet até Gramsci, com destaque para a sua presença em França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Itália. Ao final, o ensaio analisa a recepção brasileira a Machiavelli.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  16
    Estudando Tom Zé: Tropicália e o Lixo Lógico.Antonio José Romera Valverde - 2014 - Revista de Filosofia Aurora 26 (39):867.
    O presente ensaio apresenta, inicialmente, uma sondagem acerca da compreensão do Brasil contemporâneo pelo pensamento de seus intérpretes mais expressivos. Em seguida, analisa o último balanço da cultura brasileira operado pela Tropicália, um movimento que revolveu os traumas residuais da cultura brasileira ao inventar um padrão de compreensão sob novas chaves estéticas e políticas — em particular, a produção musical do movimento. Por fim, o ensaio analisa o disco Tropicália lixo lógico de Tom Zé, lançado em 2012, perseguindo a linha (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  6
    O espectro do neofascismo.Antonio José Romera Valverde - 2023 - Cognitio 24 (1):e60871.
    Ao tempo presente, o fenômeno político do fascismo se mostrarequentado pela forma neofascismo. Se o fascismo pôde ser entendido como “revolta” ou“revolução dentro da ordem”, que contornos lhes são aditados pelo neofascismo, - a facemais expressiva da barbárie contemporânea? Acaso, ao enquadre crítico do estágio atualdo modo de produção capitalista, há similitude e complementaridade entre o neofascismoe o neoliberalismo, - “a nova razão do mundo”?
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark